12 de março de 2012

Comportamento em evolução




Estava  hoje pensando na minha trajetória desde a criação do blog. Algo bem linha do tempo mesmo sabe. Comecei a trazer  à memória como eu me comportava em relação ao lixo na rua, em relação ao lixo na areia da praia, em relação à lata de alumínio no canto da calçada, em relação ao adulto jogando o lixinho pela janela do ônibus e tantas outras cenas do cotidiano. Isso porque no final da aula de Filosofia, agora a noite na faculdade, ao retirar-me da presença do professor depois de sanar as minhas dúvidas, deparei-me com uma solitária lata de alumínio de suco DelVale em cima de uma carteira. Não pensei duas vezes, exclamei um “Ah, uma lata!”, peguei-a da cadeira e sai com ela na mão como se eu tivesse resgatado um gatinho da enchente _ sabe aquela cara de “vou morrer sozinho em cima desta árvore?!”.Só que  não era um gato, era só uma lata. Mas aí é que está o "x" da questão, hoje eu consigo agir sem me importar com o que vão pensar de mim, quando antes eu reprimia a minha vontade por me preocupar com minha imagem. E isso é legal, pois, quando nos tornamos protagonistas, fazemos o papel mais importante. Ou seria melhor ser apenas expectadora e deixar o mundo sem minha contribuição? Hoje posso dizer com toda certeza que prefiro ser protagonista (gosto desta palavra, me sinto importante rsrsrs). Tudo bem, a lata poderia chegar a um destino ecologicamente correto, mas acontece que o Brasil, apesar de estar no topo do ranking neste quesito, só recicla 95% de suas latinhas de alumínio. E se esta latinha fosse parar no percentual dos 5%?  E aí?
Pelo menos, trazendo comigo pra casa eu sei que o destino dela está garantido: Posto de Coleta Seletiva do Supermercado Extra, depois Cooperativa do bairro, depois fábrica, e depois, plim! Posso estar com ela de novo nas minhas mãos. Que coisa linda!!!
Não é mágica, é só ser otimista e agir. Toda caminhada inicia com o primeiro passo.
E a latinha? Está ali na área de serviço junto com os outros quase 30 itens para entregar pra reciclar.
Quanto ao que vão pensar de mim? Eu canto: “Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer”

O processo retoma seu ciclo se todos nós tivermos ATITUDE.

Renata Pio

0 comentários:

Postar um comentário