24 de fevereiro de 2012

Que tal alugar uma bike?



 

Você com certeza já deve ter visto uma dessas por aí.

Chamando a atenção não só pela quantidade (já são 600 espalhadas pelas 60 estações), mas principalmente pela cor contrastante, elas chegaram de vagar para acelerar a mobilidade daqueles que moram perto do trabalho e querem adotar uma rotina de qualidade de vida,  ou daqueles que gostam de caminhar e admirar a orla do Rio e, porque não, daqueles que buscam alternativas de minimizar sua pegada ecológica. Uma boa opção para quem gostaria de ter uma bicicleta mas não tem espaço em casa para guardá-las, ou para aqueles que não querem ter dor de cabeça com manutenção e gastos extras. São as bicicletas do projeto Bike Rio, um projeto de sustentabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com o banco Itaú e o sistema de bicicletas SAMBA.
As bicicletas ficam disponíveis em estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade, caracterizando-se com uma solução de meio de transporte de pequeno percurso para facilitar o deslocamento das pessoas nos centros urbanos.
Estou esperando inaugurar uma estação próximo à Praça XV para ir pedalando pra faculdade com minha colega de trabalho e acadêmica Nathália Carballo, do blog relatoverbal.blogspot.com
Mas, porém, entrando... como todo fato tem dois lados da história, esta iniciativa tem gerado indignação para aqueles que não aceitam a ideia de serem um “outdoor ambulante”, como repúdio a cor de destaque que é marca do Itaú e também ao próprio nome “Itaú” destacado no paralama traseiro das bikes. Eu, apesar de ser forçadamente correntista,  a velha história da necessidade faz o gato pular _ ou seria: faz o ladrão?!_ enfim, deixa pra lá rsrsr... gosto, aprovo e apoio!

E aí, qual a sua opinião? Aguardo seu comentário.

Para conhecer melhor o Projeto, como funciona, estações próximas, acesse: http://www.mobilicidade.com.br/bikerio

1 comentários:

Também apoio a iniciativa. É uma opção de otimizar o tempo gasto de deslocamento e ainda aproveitar o dia-a-dia corrido para gastar algumas calorias, sem contar que estaremos "desutilizando" veículos que emitem gases poluentes. Pelo visto não somos as únicas que gostaram do projeto, pois as estações têm ficado vazias. Tomara que a Estação Praça XV fique logo pronta...
Beijos, Rê.
 

Postar um comentário