23 de novembro de 2011

Brasil é país do Bric que menos protege florestas



O estudo Um Resumo do Status das Florestas em Países Selecionados, divulgado nesta terça-feira, 23/11, pelo Imazon - Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia e pela Proforest apontou que, quando o assunto é o combate ao desmatamento e a recuperação de áreas florestais degradadas, o Brasil está atrás da China, Rússia e Índia.

De acordo com o relatório, nosso país segue uma tendência de aumento na devastação das matas e nos últimos 60 anos reduziu sua cobertura florestal de 76% para 56%, enquanto as outras três nações do Bric já superaram a fase de desmatar em nome do crescimento econômico e, agora, apresentam números de reflorestamento.

Na Rússia, a cobertura florestal aumentou cerca de 15% nas últimas seis décadas e o mesmo aconteceu na China e na Índia, que tiveram, respectivamente, crescimento de 10% para 22% e 22% para 23% na cobertura de matas.

Segundo o estudo, as principais diferenças entre o Brasil e os outros três países do Bric* é a falta de incentivos do governo para a recuperação ambiental e a ausência de novas leis ambientais, mais modernas, que protejam as matas e incentivem o reflorestamento.

O relatório Um Resumo do Status das Florestas em Países Selecionados - que ainda analisou a situação das florestas em outros sete países, como EUA e Alemanha - está disponível, gratuitamente, em português.

*Bric - Em economia, BRIC é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China, que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento.


Fonte: Planeta Sustentavel

0 comentários:

Postar um comentário